"Fado, Patrimônio Imaterial da Humanidade. O nosso Fado. Meus parabéns aos que idealizaram e concretizaram este projeto vitorioso.
Sinceramente não sei muito bem o que isto significa de concreto, mas sem dúvida alguma, o Fado agora será mais ouvido, mais falado e terá mais espaço na mídia mundial, pelo menos é isso que se espera como resultado desta consagração.
O nosso Fado sempre foi do mundo, é apreciado em todos os países, mesmo que não sejam de língua portuguesa. Creio que esta consagração é apenas uma oficialização de algo que já existe desde Amália, Hermínia, Marceneiro, e tantos outros. Espero que seja o início de uma revolução que dê espaço para que milhares de artistas de Fado sejam conhecidos e respeitados, principalmente em seu próprio país, mesmo os que já se foram.
Não só o Fado como representação de um país, mas a Nação Fadista merecia tal reconhecimento e consagração. Parabéns e nossos agradecimentos a todos que possibilitaram esta vitória, idealizadores, organizadores, Unesco, fadistas, guitarristas, violas, compositores, poetas, radialistas, apresentadores de televisão, enfim, todos que no seu dia-a-dia, e não apenas em ocasiões como esta, vivem o Fado, respiram o Fado, em todo mundo. É uma grande vitória sim, mas que se estenda em ações concretas de divulgação do Fado de um modo intenso e abrangente, em todas as suas vertentes, caminhos e representantes.
Viva o Fado, SEMPRE!
Adélia Pedrosa"
Nenhum comentário:
Postar um comentário